Uma novela original WNC
Autora: Megan Clarke
Capítulo 13
“O
Confronto”
CENA 1/JARDIM ORESTES/PRAIA/EXTERIOR/TARDE.
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior. Nicole diante
de Samuca e Alex após a verdade ter vindo à tona.
NICOLE: Irmão?...
Alex nervoso.
SAMUCA: Nicole...
NICOLE: Samuca... (olha para Alex) Então quer dizer que eu tava sendo
enganada esse tempo todo?
ALEX: Não, Nicole!
NICOLE: Como não? Você fingiu ser ele!... (olha pra Samuca) Como pôde
fazer isso comigo, Samuca?! (T) Trocou de lugar com o seu irmão... Fez com que
eu te traísse!
SAMUCA: Nicole, as coisas não eram pra terem acontecido dessa forma.
NICOLE: (furiosa) Mas aconteceu! (T) E eu acabei me envolvendo com esse
daí. (ri, nervosa) Eu não acredito nisso... Não acredito, sério. Não acredito
que eu fui vítima dessa palhaçada de vocês dois...
Ela começa a rir de nervoso.
ALEX: (se aproxima) Nicole.
Alex respira fundo.
ALEX: Todas as coisas que eu te disse, todas as coisas que a gente viveu
não significaram nada pra você?
Nicole se vira e o encara.
NICOLE: Até significaram... por que eu pensava que você era o Samuca!
(T) Mas, parando pra pensar, vejo que tudo aquilo não passava de uma mentira
sua. Atuação. Você se passando por ele e eu acreditando em tudo o que você
falava.
ALEX: (quase chorando) Pelo amor de Deus. Eu te amo de verdade! Eu me
apaixonei por você de verdade, e isso não fazia parte do plano, aconteceu!
Simplesmente aconteceu, o Samuca tá de prova, ele mesmo pediu pra que eu não
encostasse um dedo em você. (T) Nicole, será que você não vê que eu tô sendo
sincero com você, que você se tornou importante pra mim?
NICOLE: (marejando) Você mentiu pra mim! O que eu posso fazer? Não é
você que eu amo... Eu amo o Samuca!
Alex chora, inconsolável.
Samuca se aproxima dela.
SAMUCA: Nicole...
NICOLE: (fria) Não chega perto de mim!
Samuca recua.
NICOLE: Pelo menos por enquanto. Eu preciso de um tempo pra pensar.
SAMUCA: Nicole, tenta entender. Pelo amor de Deus!
NICOLE: Eu não quero saber de nada!
Ela deixa cair algumas lágrimas, mas logo as limpam.
NICOLE: Já escutei demais por hoje. Vou me embora!
Nicole vai saindo, mas Alex segura seu braço.
ALEX: Nicole!
NICOLE: Me faz um favor. – recua seu braço – Não me procura mais!
Alex chora.
NICOLE: (fria) Eu não suporto mentiras!
ALEX: (chora) Mas eu não menti quando disse que te amava! Eu já falei
isso pra você!
NICOLE: E eu sinto muito por isso... Não vou conseguir te olhar da mesma
forma que antes.
Ela vai embora. Alex abaixa a cabeça, chorando inconsolavelmente. Samuca
vai até ele e o abraça.
CENA 2/MANSÃO DOS CAVALCANTI/QUARTO DE OLÍVIA/INTERIOR/TARDE.
Olívia conversa com Ravena, que está sentada na cama, pensativa.
RAVENA: Nem posso acreditar que depois de tantos anos, voltei pra essa
casa.
OLÍVIA: Pra você ver né, mana?
RAVENA: (sorri) Tenho lembranças muito boas daqui... e ruins também.
OLÍVIA: Mas não vamos falar de coisas ruins né? (sorri) Coisas boas
daqui pra frente, Ravena!
Ela se senta ao lado da irmã.
OLÍVIA: (ri) Nossos filhos trocaram de lugar, como eu poderia imaginar?!
RAVENA: (séria) Uma loucura de plano que o Samuca inventou...
OLÍVIA: Samuca... como eu poderia imaginar que era ele quem tava aqui,
me apoiando, me defendendo... (olha para ela) Você criou muito bem o seu filho!
Elas riem.
RAVENA: Deu pra pegar minha frase agora?
OLÍVIA: É... (desfaz o sorriso) Eu não consegui criar o Alex da mesma
forma que você criou o Samuca né? (T) Mas eu percebi ele mais diferente, tá
mais doce, menos agressivo...
RAVENA: Você se esforçou... E mesmo assim, não tinha como ser diferente.
Morando nessa casa, com aquele velho desgraçado do Getúlio influenciando ele,
com aquele cara violento/ (se interrompe) Aliás, você já deu um jeito de largar
aquele vagabundo daquele Mário Gerson né?
OLÍVIA: Eu vou hoje na empresa levar o papel do divórcio com o advogado...
Né o advogado da família não, nele eu não confio. É o meu mesmo. (T) Samuca me
encorajou. Até disse pra eu denunciar o desgraçado, mas não fiz isso não,
preferi o divórcio. Ele vai sair com uma mão na frente e outra atrás de
qualquer jeito.
RAVENA: Ah, Olívia, pelo amor de Deus, cê acredita mesmo nisso?
OLÍVIA: Se o papai garantiu isso, quem sou eu pra dizer que não?!
RAVENA: É, realmente!
Olívia se levanta.
OLÍVIA: Eu vou lá agora! (T) Ravena, conversa com o Miguel, tenta se
aproximar dele. Ele tá precisando de você.
RAVENA: Já tentei, ele não quer nem olhar mais na minha cara.
OLÍVIA: Continua tentando, quem sabe né?!
Ela pega sua bolsa e sai do quarto. Ravena pensativa.
CENA 3/SALA DE ESTAR/INTERIOR/TARDE.
Olívia desce as escadas. Palmira vêm da cozinha.
PALMIRA: A senhora vai sair?
OLÍVIA: Vou e talvez eu só chegue pro jantar.
PALMIRA: Peço pra te esperarem ou não?
OLÍVIA: Melhor não, não tenho ideia mais ou menos de que horas vou
voltar, mas com certeza eu janto em casa hoje.
Olívia troca olhares com Miguel, dando um leve sorriso e sai de casa.
Palmira vai até Miguel.
PALMIRA: O senhor tá bem? Deseja alguma coisa?
MIGUEL: Não, Palmira, obrigado!
PALMIRA: Licença!
Ela sai. O celular de Miguel começa a tocar, ele atende.
MIGUEL: (cel) Alô?
CENA 4/JARDIM ORESTES/CASA/AMBIENTE/EXTERIOR/TARDE.
O mesmo homem do capítulo anterior, vizinho de Ravena, fala com Miguel
pelo celular, em frente a sua casa.
HOMEM: (cel) É o Miguel que tá falando?
Miguel do outro lado da linha.
MIGUEL: (cel) Eu mesmo, porquê?
HOMEM: (cel) Seu Miguel, eu tenho uma coisa pra te contar. É importante!
MIGUEL: (cel) O quê?! (T) Quem tá falando?
HOMEM: (cel) Eu sou seu ex-vizinho, moro aqui na frente da sua casa. Eu
tenho um negócio pra falar com o senhor. É sobre o incêndio que aconteceu na
sua casa. (T) Eu acho que sei quem foi o responsável.
Do outro lado da linha, Miguel tenso.
CENA 5/PRESÍDIO/VISITA/INTERIOR/TARDE.
A porta do local de visitas se abre. Getúlio vem saindo, acompanhado de
um carcereiro. Fardamento de presidiário.
Mário Gerson sentado, encarando-o com um olhar cínico.
Getúlio se vira para o carcereiro.
GETÚLIO: É de minha confiança! Pode ir!
O carcereiro acena positivamente com a cabeça e sai do local. Mário
surpreso.
MÁRIO: (sorrindo ironicamente) Hummmm, já fez amizade no jardim da
infância. Bom menino!
GETÚLIO: (se senta, sério) Você fez o que eu mandei?
MÁRIO: Fiz exatamente como você pediu. Coloquei fogo na casa, com todo
mundo dentro!
Getúlio gargalha.
GETÚLIO: Ótimo!
MÁRIO: (ri) Lindo né? (sério) Mas agora eu quero o que é meu!
GETÚLIO: Claro, como não?!
Mário sorri. Getúlio tira um papel dobrado do bolso da calça e entrega a
ele.
GETÚLIO: Aqui é a senha da conta do banco, onde estarão os trinta
milhões de dólares. (entregando) É seu!
Mário olha para o papel na mão dele, e em seguida, olha pra Getúlio.
Sorri.
Pega o papel.
GETÚLIO: Agora você... some!
MÁRIO: (sorrindo) Não! Eu não vou fazer isso, tenho coisas a resolver
antes de pegar o primeiro voo pra Londres.
Ele se levanta.
MÁRIO: Até qualquer dia!
GETÚLIO: Se depender de mim, até nunca mais!
Getúlio estende a mão pra Mário.
MÁRIO: (rindo) Getúlio, esquece! Não vou tocar nessa sua mão suja,
nunca!
Ele vai embora do local. Getúlio pensativo.
GETÚLIO: Filho da puta!
CENA 6/EMPRESA DE PESCADOS/SALA DE MÁRIO/INTERIOR/TARDE.
Mário entra na sala e se espanta ao ver Olívia parada ali com um
advogado.
MÁRIO: Mas que merda tá acontecendo aqui? Virou a casa da mãe Joana é?
Quem deu permissão pra você entrar aqui?
OLÍVIA: Essa empresa é da minha família, portanto, ela é minha, o que
significa que eu posso entrar e sair a hora que eu bem entender.
MÁRIO: Quem é esse homem?
OLÍVIA: Esse daqui? (T) Otávio! Meu advogado!
Otávio, do lugar onde está, acena para Mário.
OLÍVIA: (cont.) Vim trazer os papéis do divórcio pra você assinar.
MÁRIO: (cínico) Foi mesmo? Não diga!
OLÍVIA: Piadinhas pra depois! (entrega a caneta) Assina essa merda que
eu quero me ver livre de você.
MÁRIO: Você tá enganada! Quem quer se ver livre de você sou eu!
Mário toma a caneta das mãos dela e fala, enquanto assina os papéis.
MÁRIO: Eu quero me ver livre de você, há muito tempo, Olívia. O nosso
casamento foi um castigo do inferno!
Ele entrega os papéis para Olívia, que sorri.
MÁRIO: Agora, eu não preciso de você pra mais nada!
OLÍVIA: Tem certeza?
MÁRIO: Sempre tenho certeza daquilo que eu falo!
OLÍVIA: Vai sair desse casamento sem nada, você sabe né?
MÁRIO: Quem disse que quero alguma coisa de você? (T) Você já conseguiu
o que queria. Agora sai, quero trabalhar!
OLÍVIA: É bom aproveitar o trabalho mesmo, Mário Gerson. Porque sua
festa tá acabando!
MÁRIO: Da empresa você não vai poder me tirar né? Tenho cargo
importantíssimo aqui dentro, ainda mais agora que seu papi tá na cadeia, quem
comanda esse cacete armado aqui sou eu!
OLÍVIA: Não por muito tempo! Logo logo, meus filhos estarão ocupando
esses espaços aqui.
MÁRIO: (ri) Seus filhos? Ah não! (rindo) Ah não! Pelo amor de Deus,
Olívia. (tom) Você bebeu de novo?!
Olívia respira fundo e o encara.
MÁRIO: (debocha) Uma mulher seca como você... só podia mesmo chamar os
filhos da sua irmã de seus.
Olívia se irrita e dá um tapão na cara dele.
OLÍVIA: Pelo menos eu tenho filhos de coração, que me consideram como
tal. Já você não tem ninguém!
Ela sai, acompanhada do advogado. Mário, com a mão no rosto, em choque.
Close nele.
CENA 7/BAR/INTERIOR/TARDE.
Miguel sentado, conversa com o homem.
HOMEM: Eu tava na janela quando vi tudo acontecendo. Vi um carro
estacionado na frente da minha casa e um homem saindo de lá, indo até a sua
casa. Depois ele saiu, voltou pro carro, retornou a sua casa levando com ele
dois galões que eu acredito que tinha gasolina dentro. Quando vi, a casa
inteira estava em chamas.
MIGUEL: E não tinha mais ninguém na rua?
HOMEM: Não tinha ninguém. Depois, com aquela agonia do fogo e tudo mais,
que a rua encheu de gente.
MIGUEL: E o homem? Você viu quem era? Tirou alguma foto dele?
HOMEM: Não tirei foto nenhuma, mas eu o vi. Era alto, cabelos escuros,
tinha barba, era elegante.
Miguel sério, pensativo.
MIGUEL: Me passa seu contato. Eu vou tentar encontrar uma imagem desse
homem e te mandar, eu tenho minhas desconfianças.
HOMEM: Como quiser!
CENA 8/JARDIM ORESTES/PLANOS GERAIS/EXTERIOR/NOITE.
Anoitece na cidade.
CENA 9/CARRO DE MÁRIO/INTERIOR/NOITE.
Mário dirige enquanto fala ao celular, no viva-voz.
MÁRIO: (cel) Palmira, arrume minhas malas, estou voltando pra casa para
pegá-las, irei embora desse lugar ainda hoje.
PALMIRA: (cel) Tem certeza, seu Mário?
MÁRIO: (cel) Sempre tenho certeza daquilo que eu falo! E pode crer...
Não fico um minuto a mais nesse lugarzinho tóxico, tendo que conviver com essa
gente! Prefiro morrer e ir pro inferno.
E ele encerra a ligação e continua a dirigir.
CENA 10/MANSÃO DOS CAVALCANTI/QUARTO DE ALEX/INTERIOR/NOITE.
Alex deitado na cama e assistindo a tevê, enquanto está pensativo.
Flashback
on:
(Cena
1 deste capítulo)
ALEX:
(quase chorando) Pelo amor de Deus. Eu te amo de verdade! Eu me apaixonei por
você de verdade, e isso não fazia parte do plano, aconteceu! Simplesmente
aconteceu, o Samuca tá de prova, ele mesmo pediu pra que eu não encostasse um
dedo em você. (T) Nicole, será que você não vê que eu tô sendo sincero com
você, que você se tornou importante pra mim?
NICOLE:
(marejando) Você mentiu pra mim! O que eu posso fazer? Não é você que eu amo...
Eu amo o Samuca!
Fim
do flashback.
Alex chorando silenciosamente. Cristina entra no quarto e vai até ele,
sentando-se na cama, ao seu lado.
CRISTINA: Eu já fiquei sabendo de tudo o que aconteceu. Eu sinto muito!
Ela limpa as lágrimas dele e sorri.
CRISTINA: Você chora igualzinho ao Samuca.
Alex ri, ainda com os olhos cheios de lágrimas.
ALEX: Agora eu sei o que cê tava sentindo naquele dia, que teu namorado
terminou com você.
CRISTINA: E você querendo dar uma de experiente.
Eles riem.
CRISTINA: Nicole é legal. Ela vai entender com o tempo.
ALEX: Eu não sei não, ela parecia muito firme nas palavras dela.
CRISTINA: Relaxa, vai ficar tudo numa boa!
Ela o abraça, que por sua vez, permanece pensativo. Close nos dois.
CENA 11/QUARTO DE SAMUCA/INTERIOR/NOITE.
Samuca e Bruna conversam.
SAMUCA: Palmira me falou hoje sobre ela estar desconfiada do Mário
Gerson.
BRUNA: É a teoria que eu tinha falado pra você aquele dia.
SAMUCA: Se esse cara fez aquilo, cê pode ter certeza de que eu acabo com
a raça dele.
BRUNA: Não pensa nisso, Samu. Se você faz algo do tipo contra ele, quem
vai pra cadeia é você!
Samuca respira fundo e fica pensativo.
SAMUCA: Bruna, a gente precisa fazer alguma coisa.
BRUNA: Fazer o quê? Não temos provas! Não temos como investigar, só se
levarmos o caso até a polícia.
SAMUCA: A polícia já encerrou as investigações, não tá nem aí pra nada.
Parece que ninguém viu algo suspeito.
BRUNA: Será mesmo?
SAMUCA: Bom, se viram, então preferem ficar com o bico calado, mas eu
duvido muito. Aquela rua fica mega deserta naquela hora da noite.
BRUNA: É melhor a gente esperar.
SAMUCA: Não sei se vou aguentar esperar...
BRUNA: (se aproxima dele, encarando-o) Tem que aguentar! Não vai agir
por impulso não, que só dá bosta. Você bem sabe disso.
Samuca pensativo, concorda com a cabeça.
SAMUCA: Tudo bem!
Close nele.
CENA 12/OPEN-BAR/INTERIOR/NOITE.
Local movimentado.
Trilha Sonora: Shape of You – Ed Sheeran.
Música ao fundo.
Olívia entra no local e já começa a dançar loucamente, indo em direção
ao bar.
OLÍVIA: Me vê a cachaça mais forte que cê tiver aí.
O barman vai buscar a tal bebida e começa a servi-la.
Olívia olha pro lado e fala com alguém. Ela ri.
OLÍVIA: Finalmente me livrei do desgraçado do meu marido, sabe? Hoje é
dia de comemorar!
Ela pega o copo com a bebida e toma tudo de uma vez.
OLÍVIA: Pode pôr outra aí!
Close no copo e na bebida sendo despejada nele.
Cortes: Olívia tomando a bebida, várias e várias vezes.
OLÍVIA: (firme) Bota mais!
Ela bate o copo no balcão e empurra até o barman.
BARMAN: A senhora não acha que tá bebendo demais não?
OLÍVIA: Senhora? Eu?
Ela olha pros lados.
OLÍVIA: Onde você tá vendo senhora aqui? (T) Meu amor, eu me separei do
canalha, do desgraçado do meu marido... sou se-nho-ri-ta! (pega o copo e bate
várias vezes no balcão) E tem outra, quem tá pagando esse caralho sou eu! Bota
a bebida agora!
O barman volta a encher o copo.
Trilha Sonora: Havana – Camila Cabello.
Música ao fundo.
OLÍVIA: Gente. (olha para o barman) Adoro essa música!
Ela se levanta, rindo descontroladamente e indo pra pista de dança.
Close nela, dançando loucamente, passando as mãos pelos cabelos. Corte para ela
voltando pro bar e tomando sua bebida novamente.
Close nela, que está com um olhar fixo.
OLÍVIA: Quero mais!
Ela bate com o copo no balcão, câmera dá close.
Trilha off.
CENA 13/MANSÃO DOS CAVALCANTI/SALA DE ESTAR/INTERIOR/NOITE.
Miguel digita a mensagem no celular. Close no visor do aparelho.
Ele enviou uma foto de Mário Gerson para o homem que conversava.
Miguel: “É ele?”
... digitando
Homem: “Sim!”
Miguel bloqueia o celular. Seu rosto muda para uma expressão de raiva.
CENA 14/MANSÃO DOS CAVALCANTI/FRENTE/EXTERIOR/NOITE.
O portão automático se abre e um carro adentra ao ambiente exterior da
casa.
O carro estaciona em qualquer local.
Mário desce do carro e caminha em direção a porta principal da casa.
CENA 15/MANSÃO DOS CAVALCANTI/SALA DE ESTAR/INTERIOR/NOITE.
Mário entra na mansão.
MÁRIO: (gritando) Palmira! (T) Palmi/... (vê Miguel)
Miguel parado, olhando pra ele.
Mário caminha pela sala, sempre a olhar para ele.
MÁRIO: Que é? Nunca me viu não?
Trilha Sonora: Natural – Imagine Dragons.
Miguel se aproxima dele.
MIGUEL: Como é que você ainda tem coragem de olhar na minha cara, depois
de tudo o que você fez?!
MÁRIO: (dá de ombros) O quê? Eu não fiz nada!
Miguel dá um soco na cara dele, que vai parar no chão.
MIGUEL: (grita, enquanto pega levanta ele pela gola da camisa) Confessa!
Fala logo, seu desgraçado, que foi você que matou a minha mãe. (T) FALA!
Mário olhando friamente para Miguel que o encara com um olhar de fúria. Fade
out.
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